Conforme o Ministério Público de Rondônia, Valdomiro Corá, não cumpre todos os “requisitos constitucionais e legais” para ser candidato.
O atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal, Valdomiro Corá (Corazim) do MDB, teve o registro de sua candidatura indeferida pelo Ministério Público de Rondônia (MP/RO), neste fim de semana.
Conforme o documento divulgado com data de 15 de agosto de 2024, o Promotor Eleitoral Diogo Boghossian Soares da Rocha, cita que é impossível o “deferimento do registro de candidatura de Valdomiro Corá, que está impugnado”, tendo em vista que “ele – Corazim – não cumpre todos os requisitos constitucionais e legais para ser candidato”.
Valdomiro Corá tem 63 anos. É natural do Paraná e veio para Rondônia com pouco mais de 20 anos de idade.
No site da Câmara de Vereadores de Cacoal, há a informação de que Valdomiro Corá foi eleito pela primeira vez em 1992, concorreu novamente em 2008 sendo reeleito, manteve-se no cargo em 2012 e 2016. Em 2020, foi eleito para o 5º mandato, o único parlamentar a conseguir tantas eleições.
Ainda no documento, está citado que Valdomiro Corá foi condenado criminalmente por decisão proferida por órgão colegiado (Tribunal de Justiça de Rondônia), como incurso nas sanções do artigo 333, à pena de dois anos e 11 meses de reclusão e 14 dias multa.
A reportagem não conseguiu falar com o parlamentar pelo telefone público exposto no site da Câmara de Vereadores e nem com assessores.
O Minuto Notícia