Um nutriente essencial para seres humanos, rico em benefícios para a saúde, mas que não é produzido pelo corpo. Esse é o poderoso ômega 3, capaz de evitar doenças cardiovasculares, inflamações e até dores articulares. Ele é um componente fundamental para o bom funcionamento do metabolismo, diminuindo inclusive os riscos de trombose, infarto e AVC.
Isso é o que explica a endocrinologista Claudia Santana, em mais uma edição da coluna Viva Mais: “O ômega 3 possui ação anticoagulante, ele não é um anticoagulante, mas pode, sim, deixar o sangue mais fino, diminuindo os riscos de trombose, infarto e AVC”. Além disso, ela também esclarece que o componente é fundamental para a saúde e, mesmo não sendo produzido pelo nosso corpo, pode ser adquirido de outra formas. “Nós precisamos ingeri-lo, seja através da alimentação ou de suplementos”.
No caso da suplementação, o tipo de medicamento e as medidas necessárias variam de acordo com cada metabolismo e devem ser dadas conforme indicação médica. Já no caso da alimentação, é possível obter quantidades consideráveis de ômega 3 por meio de peixes de água fria como a sardinha, o atum e o salmão ou, em medidas menores, em alimentos como cogumelos, azeite de oliva extravirgem e castanhas.
CONFIRA