Por volta das 17h50 a energia elétrica em Rondônia começou a ser restabelecida, cerca de duas horas após o apagão que atingiu ainda todo o estado do Acre e uma cidade do Mato Grosso.
Ás 17h30, o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a criação de uma sala de situação para restaurar a energia elétrica nos estados, após um bloqueio em ativos do sistema de transmissão que os atende. O incidente ocorreu às 15h47 (horário de Rondônia) , resultando em uma interrupção de 187 MW no Acre e 797 MW em Rondônia.
O Operador Nacional do Sistema disse que houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os Estados do Acre e Rondônia ao SIN. A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná.
A Energisa, concessionária de energia elétrica que atende os dois Estados, disse que um problema externo no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou uma interrupção no sistema que abastece a energia em Rondônia e no Acre.
O ONS emitiu nota:
O ONS confirma que, às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção de carga
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que, às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). Os dados foram obtidos através de sistema de supervisão do ONS.
Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN.
A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná.
O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento da publicação desta nota (18h01).
O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.
Rondoniagora